Edulcorante Aspartame

quinta-feira, 21 de maio de 2015


O aspartame é um tipo de adoçante artificial com 150 á 200 vezes mais doce que o açúcar  normal de cozinha (sacarose) com níveis calóricos mais baixos que o açúcar comum ele pode ser usado como meio de manipulação com intuito de dá o sabor adocicado aos alimentos.


>  E do que é feito o aspartame é prejudicial a saúde?

Ele possui em sua estrutura molecular dois aminoácidos fenilanina, ácido aspártico e um álcool, metanol. O produto final é um éster metílico de um dipéptideo  de dois aminoácidos, o ácido L- aspártico e a L-fenilanina. Sob condições de ph extremo (Ácido básico), a hidrolíse do aspartame produz metanol, e em condições mais severas as ligaçõe péptidicas são hidrolizadas, liberando aminoácidos.
Você pode se questionar será que ele é interessante para nossa saúde já que estamos falando de três elementos que podem nos trazer malefícios ou benefícios com sua ingestão?  Veja bem, temos dois aminoácidos: Fenilanina e ácido aspártico. Fenilanina é um aminoácido essencial ou seja, você tem que adquirir através dos alimentos na maioria das proteínas vegetais ou animais.Portanto este aminoácido será aceito em seu organismo porém, se o indivíduo possuir uma doença hereditária chamada “ fenilcetonúria” e utilizar altas doses do aspartame poderá ter problemas de toxidade. Pois nestes indivíduos a ausência da enzima responsável para digerir este aminoácido, não digerindo este aminoácido irá ocorrer uma estocagem no organismo e a mesma ser convertida em compostos tóxicos, designados por (fenilcetonas e femilaminas) podendo acarretar danos cerebrais tais como: distúrbios intelectuais nos adultos e atraso mental nas crianças. O ácido aspártico por ser um aminoácido não essencial ( sintetizado pelo nosso organismo) não nos acarreta danos agora o metanol sim, pois possui um grau de toxidade que pode levar a cegueira, em contato com a pele causa irritação, inalando o mesmo pode levar a morte ou lesões nos pulmões.

Dosagem recomendada pela legislação (ANVISA)

Categorias de alimento
Limite máximo de uso
(g/100g ou g/100mL)
Alimentos e bebidas para controle de peso
0,075
Alimentos e bebidas para dietas com ingestão controlada de açúcares
0,075
Alimentos e bebidas para dietas com restrição de açúcares
0,075
Alimentos e bebidas com informação nutricional complementar
0,075
Alimentos e bebidas com reduzido teor de açúcares
0,056
Goma de mascar
0,400


Essas condições de desvantagens com o uso do aspartame só é valida com o exagero das doses excedendo o padrão delimitado e permitido pela legislação (Anvisa).


Sigam: Twitter: @AlexandeTavares / Instagram: @tavaresfilh0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Alexandre Tavares Nutrição.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License