Fome,Saciedade e saciação

terça-feira, 7 de julho de 2015

Diferenciando as sensações
(Fome,Saciedade e saciação)

Muita gente confunde os conceitos de fome,saciedade e saciação. Porém, cada um desenvolve uma resposta totalmente diferente de cada conceito. A conceituação envolve diferentes tipos de sensações como: a busca por alimentos, a vontade de consumir algum alimento específico e a satisfação. Essas sensações são desencadeadas pela necessidade energética do organismo que precisa repor nutrientes que foram perdidos por alguma ação realizada. Entretanto as três opções são bastante comuns e que vale a pena entender cada situação.


Conceituando (Fome, saciedade e saciação)

  •  Fome
Pode ser definida como a sensação fisiológica que sentimos para estimular a buscar por alimentos. Denota possível falta de nutrientes para se manter o bom funcionamento do organismo. 




  • Saciedade

É a sensação que temos mesmo horas após o término da refeição (após a saciação). Seria a regulação a longo prazo do consumo alimentar.


  • Saciação

É a sensação que indica que o consumo de alimentar atingiu satisfação. É a regulação sensório-hormonal que nos informa que a quantidade de alimentos consumidos até aquele momento atingiu a plenitude gástrica. De um modo geral,seria a regulação do consumo alimentar a curto prazo. 

3 comentários:

  1. Olá Alexandre,
    Muito interessantes os textos, contêm informação que auxiliam em uma alimentação mais consciente e saudável.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Alexandre Tavares Nutrição.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License