Os benefícios do vinagre a nossa saúde

segunda-feira, 20 de julho de 2015




O vinagre já está presente na mesa dos brasileiros principalmente na hora do almoço e no churrasco. Na hora do almoço ele aparece como aperitivo para acrescentar um grau de palatabilidade nas verduras. Muita gente gosta de fazer um mix de salada e tempera com vinagre e outros ingredientes. Ele também acompanha o famoso “vinagrete” que também é um mix de tomate,cebola e pimentão verde que  acompanha muito bem, um bom churrasco com os amigos.
O vinagre possui inúmeros benefícios dentre as suas variedades possuímos vinagre deste o mais comum ao  mais funcional ( Que agregue algum tipo de benefício ao nosso organismo) entretanto, já possui tantos estudos e com estes  estudos chegaram a grande conclusão que o vinagre sim, é “mocinho”. Ajuda a eliminar o LDL (colesterol ruim) prevenindo as doenças cardiovasculares, tem baixo valor calórico, possui substâncias antioxidantes que ajudam o figado a promover a desintoxicação, auxilia na digestão de alimentos ricos em gordura e atua como coadjuvante contra a hipertensão. Mais claro, como tudo de mais é veneno a regra não foge a ele também, seu uso tem que ser moderado “suavemente” para que assim a sua mesa seja bem mais benéfica e com muita saúde na hora de reunir a família para aquele banquete. Um estudo feito pela universidade federal de São Paulo, concluiu que uma colhe de chá de vinagre com alta concentração de acido acético antes do café da manhã ajuda a controlar os níveis de glicose.

Vinagres


Vinagre de Agrin – Este é o tipo mais usado pelos brasileiros. É o famoso “vinagre comum”. O que muitos não sabem, é que ele é o mais indicado para limpar as verduras, por ser bastante ácido, mas, por outro lado, não traz grandes benefícios à saúde. Por isso, na hora de temperar, é melhor optar por um outro tipo.

Vinagre de Vinho – Além de temperar, ele é muito usado para marinar carnes. Uma pesquisa feita na Inglaterra, recentemente, comprovou que este tipo de vinagre auxilia na aceleração do metabolismo, o que faz toda a diferença quando o assunto é emagrecer!


Vinagre Balsâmico – Ele foi chegando aos poucos e, atualmente, já é encontrado em muitas mesas brasileiras. É o tipo mais “nobre” de vinagre. Possui baixo valor calórico e é muito indicado para quem sofre de hipertensão. Por ter um sabor mais acentuado, as saladas temperadas com vinagre balsâmico dispensam o sal. Além disso, ajuda na digestão.


Vinagre de maçã – Ele é o menos ácido dentre todos os tipos de vinagre. Faz muito bem à saúde por conter ação antioxidante. Ou seja, é um ótimo aliado no combate aos radicais livres que, além de acelerar o processo de envelhecimento são responsáveis pelo surgimento de algumas doenças, como as cardiovasculares.     


Vinagre orgânico – Pensou em saúde, pensou neste tipo de vinagre. Ele é produzido com a utilização de produtos orgânicos e, por isso, possui alto valor nutritivo, além, é claro, de um sabor especial!


Vinagres aromatizados São aquele que misturam ervas,especiárias, ou alho a algum tipo de vinagre. É uma ótima dica para dá um tempero bastante diferente a sua salada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Alexandre Tavares Nutrição.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License