Serviço de alimentação e suas qualificações

quinta-feira, 22 de outubro de 2015





Ao estabelecer um serviço de alimentação seja para os próprios funcionários da empresa ou para venda como restaurante, medidas de bons hábitos devem ser tomadas em uma cozinha. Sabemos e compreendemos que um bom serviço de alimentação é aquele que nos fornece todos os parâmetros: desde a instalação, os pratos, os talheres, o local onde o alimento irá ficar de vitrine para os clientes, a cozinha, os manipuladores, local da dispensa,piso, teto , paredes, luz, fogão, freezer e etc. 

 É de extrema importância as boas práticas de higiene na hora de manipular os alimentos. A equipe que cuidará de tratar e cozinhar os alimentos devem ser preparados  com aulas de incentivo de boas práticas, para que assim o estabelecimento sempre seja lembrado como local apropriado para levar a família para uma boa refeição; Contudo, é de grande satisfação seguir as diretrizes de políticas para um bom  serviço de qualidade. De acordo com a resolução RDC, nº 216, 15 de Setembro de 2004 que determina o aperfeiçoamento das ações de controle sanitário no setor de alimentos visando a segurança e saúde do consumidor.

Estamos trabalhando com alimentos e temos que ter boa conduta, pois já mais você vai querer ir em restaurante aonde você encontrou uma mosca, um inseto ou alguma circustância do tipo, em sua refeição. A resolução vem para alertar e ensinar como devemos nos comportar desde o recebimento do alimento, a estocagem, ao preparo e por fim ao consumo. Soberanamente, um local limpo é um local agradável... chama atenção do cliente e lhe garante confiabilidade.




Grandes são os cuidados, é de extrema importância a supervisão de um profissional qualificado, sendo este o nutricionista. É ele quem cuida do cardápio, treina os manipuladores, desenvolve métodos para economia do capital, supervisiona a limpeza da cozinha/ Uan, agenda dedetização de rotina no local, participa da transação com os fornecedores de alimentos, calcula a quantidade de comida a ser feita para a quantidade de comensais, vigia a limpeza dos funcionários, uniformes e etc. Ter um profissional responsável e qualificado para exercer está função é muito importante para que o restaurante se sobre saia e possua uma boa aceitação ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Alexandre Tavares Nutrição.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License