Dicas para um serviço de alimentação de qualidade

domingo, 15 de novembro de 2015



Para um bom serviço de alimentação como já havia dito na postagem anterior http://www.alexandretavaresnutri.com.br/2015/10/servico-de-alimentacao-e-suas.html ter bons resultados de limpeza tanto pessoal e dentro do estabelecimento é fundamental. Limpeza é marketing, e vende bem o seu negócio ao público.
Mas de fato hoje vamos falar do que podemos fazer para melhorar e qualificar mais o desempenho da nossa cozinha, a tornando um verdadeiro local a nível profissional e especializado nas preparações do mais variados pratos e atender a demanda de clientes cuja as suas exigências sejam todas compreendidas e realizadas por parte do estabelecimento local. Nada de perder cliente pra concorrência, a final talvez o seu concorrente do ramo não seja tão qualificado quanto você. Então, vamos lá!




20 dicas pra você turbinar a qualidade do serviço do seu estabelecimento.
  1. Piso e paredes devem ser lisos e fáceis para a realização da limpeza;
  2. Separar alimento cru de alimento coccionado, para evitar contaminação cruzada;
  3. Verificar a higiene do seu manipulador;
  4. Cole avisos cuja a intenção seja lembrar  de alguns cuidados na hora das preparações;
  5. Incentive, ensine e der assistência aos manipuladores, instrua-os;
  6. Usar luvas apropriadas para manipulação de alimentos;
  7. A porta de entrada e circulação de pessoas ao acesso a cozinha não deve ser a porta de saída das preparações;
  8. Evite porta sanfonada, evite porta que possua massa neta. Portas apropriadas são aquelas nais quais não precisemos tocar com as mãos para entrar ou sair;
  9. O uso de toca é extremamente importante!
  10. Seja quem for entrar deve-se comportar como tal no serviço de alimentação: Com toca,luvas e mascaras;
  11. Proíba o acesso de pessoas que não sejam da própria equipe de cozinha. Acesso restrito apenas para funcionários que trabalham dentro do serviço de alimentação;
  12. Proíba o uso de esmaltes,maquiagem, bijuterias e batom;
  13. Peça ao seu manipulador: aparar os pelos e fazer a retirada da barca rotineiramente;
  14. Estocar os alimentos nas suas temperaturas apropriadas. Fazendo isto você evita constrangimento e perda na lucratividade;
  15. Afaste o seu manipuladora da sua atividade de origem caso ele esteja com algum sintoma ou patologia que venha por em risco o serviço de alimentação. Coloque-o para fazer outra atividade.
  16. Conheça seu fornecedor veja se a fama dele na praça é boa;
  17.  Elabore um cardápio no qual o cliente tenha fácil entendimento sobre as culinárias da casa;
  18. Lavar o estabelecimentos todos os dias;
  19. Evitar materiais  de madeira nas preparações. (Nada de colher de pau)
  20. No seu estabelecimento priorize as preparações regionais. Para atender o público da região.





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