Abra o olho, glutamina não é eficaz no ganho de massa muscular

quinta-feira, 29 de setembro de 2016


Muito se fala deste aminoácido não-essencial que divide  algumas opiniões em situações nas quais relacionam seu uso na atividade metabólica humana. Acredita-se que a glutamina está relacionada com inúmeros benefícios a saúde nos quais se compromete em: “hipertrofia muscular, aumento da atividade imunológica do indivíduo, retenção de massa magra, melhoramento da performance em atletas e entre outras citações que ludificam a serenidade de suas atuações no organismo humano.

E o que é glutamina?
Aminoácido não-essencial produzido pelo próprio organismo, participa de atividades metabólicas nais quais as suas elevações e diminuições podem mediar respostas positivas e negativas ao metabolismo dependendo do seu nível de concentração.

‘Segundo ROGERO & TIRAPEGUI26, as diversas funções atribuídas a glutamina no organismo humano reforça o papel relevante deste aminoácido, tanto em estados normais quanto em estados fisiopatológicos. Dentre as principais funções deste aminoácido estão: • Precursora de nitrogênio para a síntese de nucleotídeos; • Manutenção do balanço ácido-base durante acidose; • Transferência de nitrogênio entre órgãos; • Detoxificação de amônia; • Crescimento e diferenciação celular; • Possível regulador direto da síntese e degradação protéica; • Fornece energia para células de rápida proliferação, como enterócitos e células do sistema imune; • Veículo de transporte de cadeia carbônica entre os órgãos; • Age como precursora da ureogênese e gliconeogênese hepática, e de mediadores, como o ácido gama-aminobutírico (GABA) e glutamato; • Fornece energia aos fibroblastos, aumentando a síntese de colágeno; • Promove melhora na permeabilidade e integridade intestinal; • Aumenta a resistência à infecção por aumento da função fagocitária; • Substrato para síntese de glutationa; • Estimula a síntese de citrulina e arginina.’

Os estudiosos da área afirmam que a glutamina no esporte ela não potencializa performance física e muito menos está relacionada com o acréscimo de massa magra, mas apontam a mesma como responsável por dá suporte em processos metabólicos, esta ligada ao sistema imunológico e dependendo dos níveis de concentrações pode causar efeitos positivos e adversos.  importante para o nosso organismo. Sua suplementação tem que ser precisa de acompanhamento de um profissional da área da saúde. Procure seu nutricionista! Outro ponto interessante em tocar; é que muitas lojas de suplementos que utilizam a tese de que a glutamina: é responsável pela ‘hipertrofia muscular e que promete ganhos consideráveis bons de massa magra.’ Um grande equivoco para poder vender mais. Dê valor ao seu dinheiro e volto a enfatizar (PROCURE SEU NUTRICIONISTA) Você economizará mais e terá êxito em seus resultados.


 Referências

2 comentários:

  1. Oi tudo bem? Enviei para você um artigo super legal, infográficos sobre Outubro Rosa do meu email novo prof.rosioliveira1@gmail.com caso não tenha recebido é só solicitar. Obrigada

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